Grêmio: presente e futuro

Dida, Bressan e Rhodolfo – Jefferson Bernardes/ Agência Preview

O Grêmio não tem muito futuro no Campeonato Brasileiro deste ano. Ninguém mais pode alcançar e tirar o título de 2013 das mãos do Cruzeiro. A campanha mineira é incrível. Restam ao tricolor gaúcho o vice-campeonato e a viga direta à Copa Libertadores da América de 2014. Isso não é pouco.

A equipe gaúcha faz, também, ótima campanha no campeonato. Se o Cruzeiro não estivesse tão bem, com certeza o Grêmio seria um dos candidatos próximos ao título. O problema é que a direção gremista agiu tarde. Renato Portaluppi poderia ter sido contratado bem antes, quando o trabalho de Luxemburgo começou a ser contestado.

Aquela grande pausa para a Copa das Confederações seria perfeita para Renato encontrar o time ideal. Com o campeonato parado, as chances de postular o título seriam reais. Hoje sem quase zero. Digo quase por que, matematicamente, ainda há chance. Pequena, mas há.

Este é o presente do Grêmio. Mas estamos em outubro, e já é hora de preparar o futuro.

A renovação do contrato de Renato seria o primeiro passo, na minha opinião. O treinador conseguiu encontrar um sistema de jogo com a cara do Grêmio e a manutenção é necessária. Para o time, acredito que mais dois ou três jogadores serão contratados.

É importante lembrar que Vargas tem contrato de empréstimos até dezembro e provavelmente não ficará. Outro jogador que provavelmente sairá no término do ano é Zé Roberto, que recebeu proposta do São Paulo. Este também pode ser o último ano de carreira de Dida. O jogador de completou 40 anos hoje tem contrato até dezembro.

Se Dida se aposentar mesmo, Marcelo Grohe assume a camisa 1 em definitivo. Ainda no sistema defensivo, acredito que o Grêmio vá ao mercado a procura de um lateral-direito. Pará é dedicado e esforçado, mas seria um bom reserva. Rhodolfo tem contrato até junho de 2014 e seu contrato precisa ser renovado. Werley e Alex Telles continuam como titulares.

O meio de campo do Grêmio com três volantes deu certo, mas não tem reposição. No banco encontra-se Zé Roberto e Elano. A possível saída do camisa 10 abre espaço para a contratação de outro volante. Apostar nos Bitecos ou contratar?

Para o ataque é necessário a contratação de um reserva para Kléber. A base oferece Lucas Coelho, Yuri Mamute e Paulinho. Não acho suficiente para substituição.

Estas foram minhas projeções para o Grêmio. Gostou? Não gostou? Comenta aí que eu publico tua opinião!

Daniel Aita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s