Luta pelo bi da Copa do Brasil começa no Acre

O mês de abril marca o início da jornada colorada em busca do segundo título da Copa do Brasil, já conquistado pelo Clube em 1992. O Internacional vai até a distante capital do Acre, Rio Branco, para enfrentar o time de mesmo nome no jogo de estreia na competição. A partida de volta, com mando de campo do Colorado, está marcada para o dia 17 do mesmo mês. Porém, ela pode não ocorrer, caso o Campeão de Tudo vença fora de casa por dois ou mais gols de diferença, o que garantiria a classificação antecipada.   taca_copabrasil_010413

Serão sete fases eliminatórias, mas o regulamento da edição deste ano traz modificações significativas. A primeira delas é que a Copa do Brasil 2013 volta a ser disputada ao longo da temporada, e assim como ocorreu em 1992, a finalíssima será realizada no final do ano, mais precisamente nos dias 20 e 27 de novembro. O número de participantes também é outra novidade: inicialmente serão 80 clubes lutando pelo título, com o acréscimo dos times que disputam a Libertadores da América (Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras) e do Vasco da Gama – que entra no lugar do São Paulo, que não participará do torneio nacional em função da disputa concomitante da Copa Sul-Americana – a partir da fase de oitavas de final. Os dez times oriundos da terceira fase, mais estas seis equipes previamente classificadas, disputarão vagas às quartas de final. O detalhe é que os confrontos serão definidos por meio de sorteio.

Uma outra peculiaridade desta edição: os times que se classificarem às oitavas da Copa do Brasil não poderão disputar a Copa Sul-Americana. Portanto, o Inter, campeão da segunda competição mais importante do continente sul-americano em 2008, poderá ficar de fora da luta pelo bicampeonato se avançar à ‘fase quente’ do torneio brasileiro. De qualquer forma, o campeão da Copa do Brasil garante vaga na Libertadores de 2014, um dos objetivos do Inter nesta temporada.

Datas do torneio

1ª Fase: 3, 10, 17 e 27 de abril
2ª Fase: 1, 8, 15 e 22 de maio
Em função da disputa da Copa das Confederações, entre os dias 15 e 30 de junho, a Copa do Brasil será paralisada neste período.
3ª Fase: 3, 10, 17 e 27 de julho
Oitavas de final: 21 e 28 de agosto
Quartas de final: 23 e 30 de outubro
Semifinal: 6 e 13 de novembro
Final: 20 e 27 de novembro.

* Datas divulgadas pela CBF.

Possíveis confrontos

Se passar pelo Rio Branco, o Inter enfrentará na segunda fase o Santa Cruz-PE ou Guarani de Juazeiro-CE.

Rio Branco, do Acre, é o primeiro desafio

Para iniciar a busca pelo bicampeonato da Copa do Brasil, o Inter enfrentará uma jornada e tanto. Aliás, a maior já percorrida pelo Clube na competição. Ao todo, são 4,1 mil quilômetros que separam Porto Alegre de Rio Branco, no Acre, trazendo de brinde a diferença de uma hora a menos do horário oficial brasileiro. O calor e o clima amazônico, com a temperatura girando na casa dos 40°C, serão fatores a serem superados.

riobranco_010413

Mas os desafios não param por aí. Além das dificuldades logísticas, praticamente todo o grupo do Estrelão – como é conhecido o clube acreano homônimo da cidade – joga junto há quase sete anos e, apesar dos problemas financeiros, pretende dificultar a vida do Colorado, assim como fez com Flamengo, Atlético-PR e São Paulo, quando não apenas forçou a partida de volta como venceu em sua casa os tradicionais clubes. A equipe, que tem como destaques o meia Testinha e o centroavante Juliano César, ambos há muitos anos no Rio Branco, é a atual tricampeã do Acre. Inclusive, já iniciou 2013 conquistando outro título: o do Torneio Início, uma espécie de prévia do Campeonato Acreano.

O palco da estreia

Tricampeão estadual, o Rio Branco manda seus jogos na Arena Floresta, estádio inaugurado em 17 de dezembro de 2006, por coincidência, no mesmo dia em que Fernandão levantou a Taça do Mundial de Clubes FIFA. O goleiro Muriel será o jogador colorado mais familiarizado ao ambiente, já que participou do jogo inaugural do estádio, quando o Rio Branco enfrentou a Seleção Brasileira Sub-20. Pertencente ao Governo do Acre, a Arena é relativamente moderna, contando com elevadores e camarotes, e com capacidade para receber em torno de 13 mil pessoas sentadas. O gramado, do tipo esmeralda, tem 100m de comprimento e 75m de largura, bem diferente dos 107m x 72m do Estádio Centenário ou dos 108m x 72m do antigo Beira-Rio.

arena_floresta_010413

Quase em outro país

Conhecida como ‘Cidade da Natureza’, Rio Branco é cortada pelo Rio Acre, dividindo o município entre Cidade Nova e Centro Histórico. Rodeada por selvas e com população de cerca de 350 mil pessoas, a capital do Acre é berço de forte miscigenação entre brancos, negros, índios e povos andinos. Vale destacar que até o início do século XX o Acre pertencia à Bolívia. Nesta época do ano, Rio Branco tem um clima extremamente quente e úmido, o que acarreta em muitas chuvas e termômetros marcando acima dos 40 graus. Porém, caso a partida fosse disputada entre o período de maio e setembro, os gaúchos poderiam adaptar-se rapidamente à temperatura na casa dos 15 graus, quando ocorre o fenômeno chamado de ‘friagem’.

riobranco_acre_010413

simbolos_riobranco_010413 Ficha técnica do adversário

 Nome: Rio Branco Football Club.
 Data de Fundação: 8 de junho de 1919.
 Estádio: Arena da Floresta.
 Uniforme: Camisa vermelha com detalhes em branco, calção vermelho e meias vermelhas.
 Apelidos: Estrelão, Alvirrubro e O Mais Querido.
 Mascote: Estrela Solitária.
 Quadro social: 650 torcedores.
 Time base: Douglas; Bruno, Marquinhos, Érick e Ananias; Ismael, Araújo, Neném e Testinha; Marcelo Brás e   Juliano César. Técnico: Luís Carlos.
 Títulos: 40 vezes campeão acreano, campeão da Copa Norte (1997); 3 Torneios Integração da Amazônia (1976,  1979 e 1984); 1 Taça Carlos Alberto (1983); 2 Campeonatos Acreanos Sub-20 (2006 e 2009).

 

* Matéria veiculada na edição Nº 83 da Revista do Inter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s